Usuário:
 
  Senha:
 
 

Tio Bilia:
Nego Marcolino

 

05/08/2006 04:38:57
TIO BILIA: O MESTRE DOS GAITEIROS GAÚCHOS DO RIO GRANDE!
 
Tio Bilia: o Rei da Gaita de 8 Baixos!
............................................................................

Há mais de cem anos, no dia 5 de agosto de 1906, nascia Antônio Soares de Oliveira – o Tio Bilia: Mestre dos Gaiteiros Gaúchos e Rei da 8 Baixos -, na localidade de Serra de Cima, hoje município de Entre-Ijuís, Estado do Rio Grande do Sul. Aos 10 anos de idade Antônio começou a tocar, adquirindo, aos 12, a sua primeira gaita-de-botão. Influenciado por Nego Marcolino, seguiu no aprendizado do instrumento tocando o seu primeiro baile aos 15 anos de idade. Pouco mais tarde, no período compreendido entre os anos de 1924 e 1927, integrou a Brigada Provisória, com atuação na Guarnição de São Miguel das Missões, tendo participação de diversos combates contra as forças revolucionárias de Luiz Carlos Prestes. Mas foi bem mais tarde, na década de 60, com o apoio dos Irmãos Bertussi, que Tio Bilia veio a gravar o seu primeiro LP, produzido em parceria com Virgílio Pinheiro, intitulado Baile Gaúcho. Outros cinco discos com o mesmo título, somados a outros quatro com o título Encontro de Gerações, em parceria com o filho Arnóbio, e outros três, com o filho e netos, totalizou treze LPs, com 111 músicas de gaita-ponto gravadas. As Comemorações do Centenário Tio Biliao Rei da 8 Baixos -, foram iniciadas no dia 3 de agosto de 2006, às 19h30min, com a Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores da cidade missioneira de Santo Ângelo-RS, realizada na sede social do CTG Tio Bilia, em homenagem ao grande artista gaúcho sul-rio-grandense. No dia 4, às 18h, teve início a exposição Tio Bilia Missioneiroo Rei da 8 Baixos, no Centro Municipal de Cultura, permanecendo aberta até o dia 11, sendo transferida, posteriormente, de 14 até o dia 18, para o saguão da Prefeitura Municipal. Em 5 de agosto, data do nascimento do Rei da 8 Baixos, às 23h, no CTG Tio Bilia, houve o descerramento da placa em homenagem ao nascimento do Mestre Gaiteiro. Logo após deu-se início ao baile com o Grupo Beira de Estrada e a apresentação de Adelar Bertussi. No prosseguimento das comemorações do Centenário Tio Bilia, no dia 19, 14h, ocorreu uma grande cavalgada, com saída do Monumento Largo do Tio Bilia, situado na Av. Sagrada Família, rumo ao Cemitério do Rincão dos Mendes, com a realização de um ato ecumênico, às 17h, em visita ao túmulo do músico. O Mestre Tio Bilia, no dia 19 de agosto de 1991, deixou a vida material aos 85 anos de idade. Mas esse Grande Gaiteiro do Rio Grande certamente que segue fazendo um costado espiritual para muitos gaiteiros gaúchos, influenciando as novas gerações e contribuindo, assim, para a continuidade dessa magnífica arte de tocar a gaita-ponto gaúcha de seu Pago Sulino! Obrigado, Tio Bilia! É o Rio Grande do Sul e o Povo Gaúcho Brasileiro quem te agradece! (Fonte de consulta: matéria do jornalista Cristiano Devicari, do Departamento de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo-RS, publicada aos 2.8.2006, no sítio www.santoangelo.rs.cnm.org.br)

 

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
12/02/2013 19:37:22 Alexandre - Bento Gonçalves / RS - Brasil
Excelente matéria sobre o Mestre Tio Bilia. A propósito, alquém conhece ou tem o LP Tio Bilia Baile Gaúcho Vol 2? Tenho praticamente toda a discografia dele, porém não encontro registro algum sobre este LP. Se souber quem tem gostaria muito de digitalizá-lo, para ter a sua obra completa.
Sítio: www.recantodasgaitas.blogspot.com
26/09/2009 01:03:58 turma do tchÊ - itaiópolis / SC - Brasil
Com certeza foi um grande gaiteiro. E nós estamos na lida; vamos batalhar muito para poder ser, talvez, um gaiteiro!!!
Sítio: *****
22/01/2009 21:08:38 denise biancati - agrolandia / SC - Brasil
Esse é um dos melhores... pena que já se foi!!!
Sítio: *****
21/04/2008 09:06:59 paulosilvajose@hotmail.com - Resende / RJ - Brasil
Gostaria que alguém me ajudasse a encontrar todas as 110 músicas que Tio Bilia gravou, pois já venho tentando há muito tempo e não consigo. É possivel?
Sítio: *****
16/04/2008 12:31:08 Ivan - Curitiba / PR - Brasil
Se houver fandango no céu, Tio Bilia anima lá, com certeza!!!
Sítio: *****
Listados 5 Comentários!
Untitled Document